relojes web gratis

sábado, 19 de junho de 2010

2 ª Resposta . Por que o SUS ainda Não se Consolidou?



Quando tinha 14 anos de idade, isso no ano de 1979, era muito comum ver pessoas fazendo rifas, campanhas, e até mesmo arrecadação financeira na avenida Primeiro de Junho aqui em Divinópolis para viabilizar o Tratamento de uma doença crônica ou mesmo aguda, de valor muito elevado.
Atualmente com o SUS em curso essas atitudes no Brasil estão escassas,e com raras exceções, alguns procedimentos de Alto Custo(Alta Complexidade), não são executados,  sendo que a maioria destes casos são patologias raras  ou de dificil diagnóstico.
No momento atual do SUS, não há dificuldades em realizar procedimentos da Alta Complexidade,principalmente na Hemodinâmica, Nefrologia,Oftalmologia, Transplantes em Geral. É importante ressaltar que no grupo de procedimentos de Alta complexidade, temos tambem alguns dos ítens que ainda estão classificados como procedimentos de Média/Baixa Complexidade.
A Tabela do SUS tem os valores dos procedimentos de A.C bem dimensionados a ponto de não inviabilzar a contratação destes serviços pelos prestadores privados ou filantrópicos, mas os procedimentos da MC ainda não têm um valor capaz de atrair os prestadores.
Como na natureza não se permite o vácuo,observa-se que é justamente no conjunto dos procedimentos de MC que os planos de Saúde Privados ampliam o número de beneficiários.
É onde surge a pergunta? Por que o SUS consegue com facilidade fazer um Transplante de Rins de aproximadamente R$74.000,00 e não consegue com facilidade fazer uma cirurgia de adenóide de aproximadamente R$900,00 ?
Muitas interrogações aparecem, principalmente por haver falta de vontade politica da Câmara Federal em atualizar a Tabela do SUS na MC, deixando a duvida principalmente porque o financiamento das campanhas politicas de boa parte dos parlamentares é feita pelos Fundos de Prividência Privada dos Bancos e de Planos de Saúde Privados, basta consultar o site 
http://www.asclaras.org.br/2006/index.php  .
Eu tenho plena certeza que no dia em que acontecer a atualização da tabela do SUS na MC, a maior parte das grandes empresas de saúde privadas vão quebrar,pois haverá uma migração dos beneficiários dos planos privados para o SUS, pois não haverá mais fila de espera.
A Fila no Sistema Unico de Saúde interessa principalmente a quem quer viver da doença agravada das pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário